Belgrado

Eram seis da manha quando chegamos de comboio a Belgrado. Ainda de noite, fomos tentar comprar os bilhetes para o troco Belgrado-Sofia. Com os bilhetes nao houve problema, mas a reserva (que e o que nos permite ter os lugares deitados assegurados) foi mais complicado...

Ca fora, o frio era intenso e sentia-se a humidade a bater-nos na cara. Ainda esperamos um pouco na estacao para que o dia clareasse, rumando depois ao mercado da cidade. Porque? Porque as sete da manha e provavelmente a unica coisa aberta na cidade! Mas quando la chegamos, ate os vendedores ainda estavam a montar o estamine... Depois seguimos para a zona do parlamento, onde se congregam os edificios governamentais mas onde tambem estao localizadas duas igrejas que merecem uma visita.

A igreja Sveti Marko (que foi feita tendo como modelo um mosteiro no Kosovo) abriga os restos mortais de um imperador do sec. XIV e a pequena Igreja Russa foi eregida pelos refugiados russos que fugiram a revolucao de 1917. Alem do interesse religioso e artistico, devo confessar que estas duas igrejas serviram tambem um proposito bastante mais profano... Ambas nos permitiram escapar ao gelo que se sentia na rua e, assim, permitiram algum descanso temporario tambem a estes peregrinos!
De seguida fomos em direccao a maior igreja ortodoxa de Belgrado, a Igreja de Sveti Sava, Actualmente em reconstrulcao, e interessante ver a devocao de muitas pessoas que por la passam e veneram as poucas figuras religiosas dispersas no meio de andaimes e taipais. Mas antes de la chegarmos, nao aguentamos e paramos num "Costa" para um chocolate quente... Uma bebida quente e fundamental nestas ocasioes!
Depois de mais uma passagem na estacao e de termos estado a espera o que pareceu uma eternidade pelo tram que nos levaria a zona da citadela, decidimos que iriamos a pe... Pelo menos aqueciamos, enquanto faziamos exercicio! Mas tambem nos permitiu abordar a fortaleza pela zona ribeirinha, de onde se tem uma nocao da grandeza do seu conjunto e da sua localizacao estrategica, algo que nao se consegue pelo lado da cidade.

Com as suas origens desde os tempos pre-ocupacao romana, o que hoje se pode ver e o que resta de reconstrucoes no periodo turco e do imperio austro-hungaro. O labirinto de tuneis e portas, ladeados por ruinas romanas e pequenas igrejas ortodoxas perfazem um cenario que merece o esforco de muitos locais e turistas que sobem a fortaleza pelo lado do rio.
Estava na hora de almoco quando entramos na parte da cidade antiga, a sul da citadela, e junto a catedral ortodoxa almocamos no restaurante da mais antiga estalagem da cidade, com o sugestivo nome "?". Esta designacao tem uma historia curiosa, pois aquando da sua construcao, a estalagem era conhecida por Cafe Catedral, mas um coro imensosde protestos que achavam que este nome era desrespeitoso para com Deus levou o dono a passar o nome do seu estabelecimento para o tal ponto de interrogacao, algo talvez de caracter temporario mas que se tornou definitivo. O que e certo e que a comida era deliciosa, incluindo as glandulas sexuais de touro grelhadas!

Reconfortados com a refeicao, e depois de mais uma passagem pela estacao (!), passeamos pela zona comercial da cidade e tambem pelo bairro dos artistas e poetas, conhecido pelo seu charme, mas que durante o rigoroso inverno ve a sua actividade consideravelmente diminuida!

Bebemos mais um chocolate quente (e um Portugalia Night!) no bar dos viajantes Globetrotters, fizemos umas compras pelo caminho e descemos novamente para a estacao onde, estafados, aguardamos num cafe pela hora do comboio. Estava na altura de partir para o segundo troco do Expresso do Oriente: Belgrado - Sofia.