Nos banhos termais de Budapeste

O vapor de água condensa mesmo por cima da minha cabeça. Vejo por entre o vapor uma estátua de uma figura feminina de onde sai um jacto de água quente para a piscina. Sinto-me relaxada, com os músculos descontraídos e o corpo completamente leve. À minha volta, envolvendo a piscina exterior, um palácio neo-barroco.


Estarei a sonhar? Será que estou num spa em Budapeste? A resposta e claramente afirmativa. Estou em Szechenyi, o maior complexo de banhos termais da Europa.

O complexo de Szechenyi começou por ser um edifício privado construído em 1913 onde alguns burgueses de Budapeste se reuniam. Na altura, homens e mulheres estavam separados nos banhos das três piscinas que eram alimentadas por uma fonte termal.


Os banhos de Szechenyi ganharam tanta fama que em 1927 o complexo foi expandido de forma a receber a nova burguesia húngara. E dessa altura que datam as três piscinas exteriores e as quinze interiores. No entanto, a fonte termal que alimentava as piscinas iniciais não era agora suficiente. Os proprietários tiveram que escavar um novo poço e mais tarde, em 1938, foi descoberta outra fonte.

As águas das termas apresentam uma temperatura que varia entre 22 e 38 graus centígrados. As saunas variam entre os 45 e os 70 graus centígrados.


Para alem de Szechenyi ser o maior complexo de banhos da Europa, as estatísticas mostram que recebe mais de dois milhões de pessoas por ano.


Apesar de haver muita gente, é possível abstrair-me completamente. Os tectos exibem altos relevos de Arte Nova e existem alguns mosaicos nas paredes e na cúpula do edifício. Experimentei todas as piscinas, inclusive as três exteriores, que foram aquelas de que mais gostei. O contraste do frio gelado do ar de Budapeste com os 36 graus da água é fabuloso. A temperatura do ar é de 1 grau pelo que o vapor paira sobre a minha cabeça. Enquanto relaxava contemplava alguns anciãos que se reúnem aqui para jogar xadrez.


Os banhos termais mais prestigiados de Budapeste situam-se em Gellert, um edifício de 1918 na parte de Buda. Estes banhos fazem parte de um complexo hoteleiro e encontram-se num edifício majestoso de estilo Art-Nouveau cujo tecto em vidro e um ex-libris deste estilo. Depois de várias obras de ampliação em 1927 e em 1938, para competir com Szechenyi, o complexo hoje inclui uma piscina exterior com ondas, uma piscina interior com bolhas e uma piscina interior rodeada por colunas que constitui uma raridade arquitectónica.


Visitei os banhos de Gellert enquanto turista e utilizei os de Szechenyi.  Quando voltar a Budapeste quero usar também os de Rudas, mandados construir em 1556 por um paxa turco. São os mais antigos da cidade e remontam ao período do domínio turco.


O preço dos dois complexos é muito semelhante. Varia entre 3200 e 3600 florins (cerca de 11 e 12 euros) para o dia todo.  

Experimentar os banhos termais em Budapeste faz parte da visita cultural a esta cidade. Os romanos já aqui se banhavam há 2000 anos e a cidade tem 131 fontes termais e 48 serviços de banhos termais, doze dos quais reconhecidos como termas. Para procurar alojamento veja aqui

Etiquetas: