Berlengas, um paraíso selvagem... e aqui tão perto!


Uma ilha, por definição, é um território que é mais difícil de conquistar, não só militarmente, como economicamente. E ainda bem que assim é. Um dos paraísos mais intocados e selvagens de Portugal é o arquipélago das Berlengas, situado aproximadamente 6 milhas a oeste do Cabo Carvoeiro. É constituído por três pequenas ilhas, Berlenga Grande, Estelas e Farilhões e é apenas na primeira que existe ocupação humana, ainda assim bastante reduzida.
 


Ocupando o edifício de um antigo mosteiro do séc. XVI, temos o Restaurante (e quartos), no cimo da ilha podemos admirar o Farol Duque de Bragança (1841), e descendo do Farol, encontramos o belíssimo Forte de São João Baptista. É aqui que agora funciona um hotel que permite o alojamento singular e espartano em pequenas celas do forte.

 


Junto ao restaurante, existe outra opção de pernoita na ilha, o Parque de Campismo, sobranceiro sobre a Praia do Carreiro do Mosteiro, que atrai os visitantes, com a sua pequena área de areia e as águas transparentes e esverdeadas que a banham. É uma opção que atrai muitos jovens, portugueses e estrangeiros.






Existem várias espécies de aves que habitam e nidificam na ilha, como por exemplo o Corvo-marinho-de-crista, mas sem dúvida que a espécie reinante são as gaivotas, que nesta altura do ano protegem e alimentam as suas pequenas crias.





Resolvemos não deixar passar a oportunidade de voltar a este paraíso, e para isso usamos o serviço de Julius Berlenga, uma companhia local gerida pelo Sr. Júlio, que nos proporcionou uma viagem na embarcação Julius, percorrendo as cerca de 7,5 milhas que separam a ilha do porto de Peniche.


Naquela manhã, o mar estava bastante alterado e as ondas fustigavam o barco, balançando-o vigorosamente, mas o Julius aguentou-se muito bem (ao contrário de alguns passageiros mais jovens que nos acompanhavam e que enjoaram durante a viagem de cerca de uma hora).



Ao chegarmos, pudemos admirar o "Creoula", um barco-escola da Marinha Portuguesa e que aqui se encontra atracado por uns dias.



Na ilha, e antes de fazermos o nosso percurso a pé pelos trilhos de observação, resolvemos visitar a praia e a seguir provar a maravilhosa Caldeirada à Pescador, servida no restaurante. Com as baterias recarregadas, aventuramo-nos pelo trilho que circunda a parte maior da ilha, podendo observar de perto as gaivotas e as suas crias, assim a paisagem circundante e as ilhas próximas.



 
As mães-gaivota não nos deixavam em paz, fazendo um barulho ensurdecedor e planando em voo rasante sobre as nossas cabeças. Quando já vínhamos a descer para o Parque de Campismo, uma mãe mais zelosa chegou mesmo a bicar a cabeça de uma fotógrafa que insistia em se aproximar das pequenas crias!




Subimos depois para a outra parte da ilha (quase totalmente separada da maior por uma falha), onde se encontra o farol e o forte. Neste último, entramos para conhecer as instalações e resolvemos que da próxima vez que regressarmos à ilha vamos pernoitar no forte.



 



Foi aqui também que novamente recorremos ao Sr. Júlio, que tem um serviço na ilha de uma lancha com fundo de vidro, e que com o Toni ao leme nos levou num pequeno percurso por grutas e enseadas desta parte da ilha. A transparência da água é realmente impressionante e justifica inteiramente ser este um dos melhores locais de mergulho e canoagem de Portugal. Mas estas aventuras terão de ficar para a próxima…






A viagem de volta no Julius foi muito mais calma, pois navegávamos a favor da ondulação, chegando ao porto de Peniche uma hora mais tarde. Despedimo-nos do simpático Sr. Júlio com a promessa que voltaríamos brevemente, pois as Berlengas bem merecem.



Dados práticos:

Nome: Julius Berlenga

Localização: No porto de Peniche

Telefones
262 782 698 (noite)
91 861 9311 (todo o dia)
91 760 1114 (todo o dia) 

E-mail: info@julius-berlenga.com.pt

Avaliação: *****

Pode marcar a viagem às Berlengas no site da companhia. Acredite que vai valer a pena. Não deixe de conhecer as Berlengas. É um dos lugares mais bonitos de Portugal. 



Etiquetas: